fbpx
Clique aqui!
Clique aqui e fale conosco!

Engenharia Sustentável: O Padrão do Futuro

Engenharia Sustentável: O Padrão do Futuro

Às vezes nós ficamos acostumados com as coisas acontecendo do jeito que estão. Tudo vira uma rotina e ficamos receosos de mudar aquilo que já está funcionando (ou não) há um bom tempo por conta da comodidade. Isso normalmente nos faz perder grandes oportunidades de ter algo melhor que a vida está nos proporcionando por conta de uma insegurança, um medo de piorar algo que está bom e que talvez não possamos recuperar se mudarmos aquilo.

Isto acontece em qualquer circunstância, seja ela no âmbito comercial, em um relacionamento que você tem, algum trauma sofrido que você não quer encarar por medo de sentir aquela dor novamente ou, no meu caso, de criar um artigo de um modo mais pessoal contrariando os padrões técnicos vistos em outros Blogs do nosso segmento.

A questão é:

Independente do lugar que você está, do estilo de vida seu e do seu modo de pensar você está no século 21. Ou seja, tudo muda muito rápido. E quando eu digo muito é muito mesmo.

A Biometria 👉

Biometria no Celular?

A gente pode tomar como um exemplo a Biometria, que até há algum tempo atrás parecia ser algo só possível em filmes ou na hora de atualizar o seu RG. Porém, há alguns anos atrás nós vimos a biometria chegando lentamente nos celulares e se tornando um padrão de segurança comum.

No começo, o leitor ficava na parte de baixo frontal da tela, depois foi para a parte de trás do celular (é bem mais cômodo assim). E agora, as telas de celular ficaram tão mais sensíveis, com várias opções multitoque e com um tempo de resposta tão rápido que a biometria agora é direto na tela. Todas estas mudanças em questão de meses.

Depois que a tecnologia é lançada não tem como voltar atrás e regredir no tempo. Ninguém vai parar de usar Uber pra andar de cavalo por aí.

Nós evoluímos e a tecnologia antiga se torna obsoleta, essa é a beleza da Engenharia. Ela se adapta às nuances do mundo ao redor e aos requintes e quereres do consumidor para criar produtos que saciem aquela necessidade ou vontade de fazer algo que antes não era possível.

No meu brainstorm aqui eu estava pensando em coisas para relacionar com o último post nosso sobre a ideia de Liberdade que o Aquecimento Solar traz para as nossas vidas. A primeira coisa que eu pensei foi que este produto que nós vendemos é uma tecnologia que foi fabricada para atender uma demanda do consumidor e, logo, precisaria de alguma engenharia muito boa para funcionar.

Com isso em mente eu tinha que pesquisar sobre Engenharia para entender um pouco mais do segmento e sobre ideias parecidas com a do Aquecimento Solar que possam estar em conjunto com a Engenharia, como Sustentabilidade, Ecologia, Economia e Conforto, para que eu pudesse fazer um artigo legível. Eu comecei a ler alguns artigos e tive algumas surpresas com as coisas que li.

QUASE ZERO-CUSTO

Por exemplo, essa casa sustentável na Austrália gasta um pouco mais de $ 2,35 (dólares, quase 10 reais) por ano em energia elétrica apenas. Fiquei de cara quando comecei a ler sobre isso! No telhado se encontram painéis fotovoltaicos (que ainda são caros no Brasil e tem um média de 7 anos para retornar o investimento), para gerar eletricidade com a luz solar, e um galão para recuperar a água de chuva para reutilização.

Ou seja, com a ideia de Economia e Sustentabilidade foi criado um produto para poder suprir a necessidade desses moradores de não gastar quase nada com energia elétrica e ter um lar sustentável.

Em casos maiores da indústria, podem ser criados edifícios inteiros que não gastam energia. Para isto, é necessário que todo o projeto arquitetônico e de engenharia atendam a máxima possibilidade de luz natural ao ambiente, local para aplicação de capitação de energia renovável (solar, eólica, geotérmica) e climatização agradável para os seus consumidores.

Normalmente, deve ser estudado todo o processo de sustentabilidade antes de se começar a levantar o estabelecimento, pois a maioria destas tecnologias sustentáveis ainda não é sustentável para o bolso do brasileiro. Na maioria das vezes é um investimento com ROI (retorno sobre o investimento) bem longo, o que pode ser um empecilho caso se queira efetuar a venda do imóvel ou alugá-lo.

Uma das alternativas viáveis hoje pro brasileiro de economizar na sua casa é o Aquecimento Solar, que retira praticamente todo o gasto com energia elétrica da conta no final do mês. É um investimento que traz conforto, economia e gera um valor agregado maior ao imóvel. Você pode verificar os nossos valores no nosso e-commerce ou clicar aqui para falar conosco e te propormos o melhor sistema de Aquecimento para a sua necessidade.

O Aquecimento Solar é um investimento com média de 2 anos de ROI e que pode baratear muito o custo de um eventual sistema de Energia Fotovoltaica, por já retirar todo o custo de energia elétrica gasto no banho, que fica em torno de 30% da conta de energia no fim do mês. É um investimento que retorna rápido e que ajuda bastante o planeta, principalmente em um país no Brasil no qual a energia elétrica é proveniente na maior parte do seu território de Hidrelétricas.

MATERIAIS SUSTENTÁVEIS

Falando um pouco mais dessa ideia de Sustentabilidade, é possível hoje em dia reutilizar ingredientes de produtos para não alterar muito o ecossistema, reduzindo emissão de carbono, uso de combustíveis fósseis e possíveis desmatamentos. Um exemplo disso é o Bioplástico, uma fonte sustentável e ecológico que pode substituir o plástico atual feito de petróleo.

Ao invés de usar apenas combustível fóssil, o plástico pode ter porcentagens menores ou iguais de outros materiais orgânicos, como óleo de mamona, óleo de rícino, bactérias, algas, casca de camarão, etc.

Sim, tem como fazer plástico com casca de camarão.

Inicialmente estes produtos mais sustentáveis tem um preço maior do que o produto atual no mercado que atinge mais o meio-ambiente. Porém, com o produto lançado e se criando uma concorrência a tendência é sempre o produto baratear e, por ser uma opção melhor para o consumidor, se tornar o produto comum do segmento até que se venha uma tecnologia melhor.

CASAS PRONTAS EM ATÉ UMA SEMANA

Além da Sustentabilidade, outros pontos existentes e muito atendidos pela Engenharia hoje é a Praticidade e o Tempo. Tudo hoje tem que ser fácil e para agora, senão não é importante para vender.

Falando especificamente da Engenharia Civil, procurando alguns assuntos para este artigo encontrei sobre a construção a seco, um método de construção de casas rápido e ecológico com materiais a base de fibra de vidro, resina epóxica e poliisocianurato.

O método para montagem é com painéis feitos destes materiais, já com os cortes dos vãos e as instalações elétricas e hidráulicas embutidas. Para instalar uma casa normal o processo normalmente só demora 48 horas, algo inimaginável há alguns anos atrás.

Além disso, este tipo de estrutura é resistente a ventos fortes (de até 250k/h), à variação de temperatura e aos raios solares, resistente a maresia, fungos e bactérias, tem uma alta impermeabilização, não é inflamável ou tóxico. O nível de manutenção da casa também é muito menor do que as casas convencionais por conta dos produtos que compõe os painéis.

Outro exemplo de casa resistente e sustentável é esta casa de padrão europeu, que contem isolamento térmico e acústico com fios de vidro e espuma, ajudando a criar um ambiente quieto e agradável tanto no frio como no calor, dispensando o uso do ar condicionado.

Com o alicerce pronto no chão esta casa é levantada em um prazo de 6 dias, 4 dias a mais do que a casa comentada anteriormente. Este modelo é usado também em casas de luxo e edifícios na Europa. Porém, neste projeto é aplicado um purificador no cavalete da rua para que a água já venha sem impurezas, um purificador de ar e energia a base de placas fotovoltaicas.

Usando da nanotecnologia da OpenMS na purificação de ar e água somada a energia limpa e renovável, a Engenharia consegue atender as necessidades do consumidor e prover uma tecnologia melhor e mais barata que a atual comum, além de bater forte no ponto de Ecologia e Sustentabilidade.

MINHA FORMA DE TE AJUDAR

Como você viu, são várias as formas de se economizar e criar um mundo mais ecológico e sustentável, basta ter planejamento e conhecer as empresas com produtos certos. Nós da CASA DO SOL fornecemos o que há de melhor em Aquecimento Solar, com produtos Selo A/PROCEL do INMETRO, a um preço ótimo e com uma opção boa de parcelamento.

Caso queira ver os nossos preços é acessar o nosso E-commerce ou falar com a nossa equipe clicando aqui para vermos a melhor opção de Aquecimento, seja ela Solar, Biomassa, Pellet ou a que melhor atenda à sua situação!

RESUMO

  • A tecnologia sustentável está se tornando o padrão no mundo
  • O investimento em sistemas fotovoltaicos ainda custa caro e demora para retornar o valor investido no Brasil
  • O Aquecimento Solar é uma boa maneira de já economizar no fim do mês e ajudar com a Sustentabilidade no mundo

Compartilhe este artigo pelos botões ao lado, ajude alguém a ser atendido melhor e ter água quente neste frio de Londrina!

Boa semana pra ti e obrigado por ter lido o nosso artigo!

No Comments

Give a Reply

Todos os produtos do site com 5% DE DESCONTO NO BOLETO! É só clicar ali embaixo no Botão Laranja e fazer o seu Orçamento! Dispensar