fbpx
Clique aqui!
X
Clique aqui e fale conosco!
Clique aqui e fale conosco!

Aquecimento Solar: O que você precisa saber

Aquecimento Solar: O que você precisa saber

 

No último post mostramos como o Sistema de Aquecimento Solar é um investimento bem melhor do que a Poupança, além de trazer uma economia palpável para o bolso no final do mês e proporcionar um banho quente e confortável.

Porém, notamos que as pessoas que buscam economizar no fim do mês e ter um banho muito melhor do que o com chuveiro elétrico ainda têm algumas dúvidas sobre o Aquecimento Solar, se vale mais a pena do que o sistema de Aquecimento de Água a Gás, se pode ser implantado em qualquer tipo de telhado, entre outras dúvidas.

Criamos então este post com as principais perguntas feitas por clientes ao longo de nosso tempo no Mercado para que você já tenha tudo a mão na hora de pensar em adquirir um Sistema de Aquecimento Solar! Veja abaixo:

 

 

  • AQUECIMENTO SOLAR É MAIS CARO QUE AQUECIMENTO A GÁS?

A implantação completa do Aquecimento a Gás é mais barata do que o de Aquecimento Solar, porém, com custo operacional mais alto no mês.

O sistema de Aquecimento a Gás de Passagem Digital é o que mais se aproxima ao comportamento de uso por água quente de acumulação, como um Boiler. Porém, o Sistema de Aquecimento a Gás de Passagem, sendo ele digital ou normal, precisa de Alta Pressão Hidráulica para funcionar, resultando em alta vazão no chuveiro.

A partir de 16 meses o Sistema de Aquecimento Solar já bate o investimento de um Sistema de Aquecimento a Gás e o combustível gasto neste período (GLP)O Sistema de Aquecimento Solar custa menos ao mês do que o chuveiro elétrico e o Sistema de Aquecimento a Gás.

 

 

  • MINHA RESIDÊNCIA É APTA PARA UM SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR?

É necessário um telhado com face ao Norte ou Oeste Geográfico, sem nenhuma obstrução de sombra, como prédios ou árvores grandes.

 

 

  • O QUE É NECESSÁRIO PARA EU TER AQUECIMENTO SOLAR NA MINHA CASA?

Primeiramente, é necessário um encanamento específico para água quente em Cobre, CPVC ou PPR. Caso não haja encanamento na casa, pode-se colocar um misturador externo. Ou seja, não é preciso quebrar parede para ter um encanamento de água quente.

A caixa d’água deve estar, no mínimo, a 70 cm da laje para o boiler ficar embaixo dela. Porém, a pressão ideal para chuveiro é de 2 M.C.A (Metro-Coluna de Água), que é a distância entre o fundo da caixa d’água para o chuveiro.

Além disso, é necessário um Sistema de Aquecimento Solar de confiança, certificado pelo INMETRO, e um suporte técnico especializado para sanar determinadas dúvidas e fazer manutenções, quando necessárias. Os produtos da CASA DO SOL são certificados pelo INMETRO e tem o SELO A/PROCEL de qualidade, que identifica a maior eficiência energética no mercado em seus produtos.

 

 

  • COMO SABER QUANTOS LITROS DE ÁGUA EU PRECISO?

Usando de exemplo uma ducha de 8 litros por minuto, temos 4 litros de água quente por minuto. Chegamos nesse valor porque usamos em média 50% de água quente e 50% de água fria no banho, já que a água do boiler vem em uma temperatura muito alta e deve ser misturada a água fria para se ter uma temperatura boa para banho.

Tendo em média um banho de 10 a 15 minutos, podemos arredondar por pessoa 50 litros de água quente por banho.

Descobrindo o valor de litro de água quente/banho por pessoa, podemos multiplicar o valor pelo número de pessoas na residência (some também mais 50 litros para cozinha e uso doméstico, e 150 litros a mais caso houver hidromassagem na residência).

 

1 PESSOA – BANHO DE 10-15 MINUTOS

DUCHA DE 8 LITROS DE ÁGUA POR MINUTO

4 LITROS DE ÁGUA QUENTE POR MINUTO

15 MINUTOS X 4 LITROS DE ÁGUA QUENTE/MINUTO = 60 LITROS
ARREDONDE PARA 50 LITROS

 

3 PESSOAS NA CASA = 150 LITROS DE ÁGUA QUENTE

COZINHA = +50 LITROS

HIDROMASSAGEM: SEM

 

SISTEMA ECONÔMICO (PODE FALTAR ÁGUA): 200 LITROS

SISTEMA RECOMENDADO: 300 LITROS

 

 

  • QUAL A DIFERENÇA ENTRE TERMOSSIFÃO E CIRCULAÇÃO FORÇADA?

A circulação de água quente no Sistema Solar pode funcionar de duas formas:

Termossifão: Por circulação natural da água fria x água quente, com o Boiler estando em uma altura maior do que as Placas Coletoras. A água fria, sendo mais densa, fica na parte de baixo do Boiler descendo para o encanamento até as placas, onde é esquentada pelo sol. A água fria ainda não esquentada pelas placas, sendo mais pesada, empurra a água quente até a parte de cima do Boiler, criando um ciclo.

Circulação Forçada: Quando o Boiler está na mesma altura ou abaixo das Placas não exista inclinação suficiente para que a circulação ocorra de forma natural. Nisso é inserida uma Microbomba (clique aqui) para que possa ocorrer a circulação de forma mecânica.

 

 

  • SE MEU TELHADO FOR DE TELHA ROMANA EU POSSO COLOCAR UM SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR? O TIPO DE TELHA INFLUENCÍA NISSO?

As telhas de cerâmica até são melhores para a implantação do Sistema de Aquecimento Solar por conta da inclinação. Os tipos de telha não influenciam em nada, portanto o Sistema pode ser colocado em qualquer tipo de telhado.

 

 

  • VOU PRECISAR FAZER UMA MANUTENÇÃO PERIÓDICA NO MEU SISTEMA?

A limpeza das placas deve ser feita ao menos uma vez por ano, entre Abril e Maio, antes das temperaturas caírem. Por causa da sujeira o vidro pode ficar opaco, dificultando a captação de calor do Sol. Para limpar as Placas é só usar água e sabão.

 

 

  • SE ESTIVER CHOVENDO OU MUITO FRIO, COMO ESQUENTO A MINHA ÁGUA?

Para aquecer a água nessas condições, existem 3 opções:

1 – Termostato: O Aquecedor Solar já vem de fábrica com uma resistência de 3.000 Watts (lembrando que qualquer chuveiro elétrico tem resistência de 5.000 Watts), e um termostato acoplado no Boiler.

Quando o dia estiver muito frio ou chuvoso, e só ligar esta resistência por um disjuntor, que ficará junto com os outros disjuntores da residência, como o de Energia. O termostato deve ser regulado entre uma temperatura de 45°C a 50°C. Mas fique tranquilo que nós regulamos para você.

2 – Painel Digital: O método mais prático para ter um banho quente em um dia muito frio ou chuvoso é tendo um Painel Digital “linkado” ao seu Sistema de Aquecimento Solar. Com o Painel, você pode ligar a resistência do Boiler de forma automática por meio de uma temperatura escolhida e em horário definido por você.

Por exemplo, se você “setar” no Painel uma temperatura de 45°C como temperatura limite, no momento em que a água do Boiler estiver em 44,9°C é ligada a resistência. A precisão é decimal. A resistência só será ligada quando a temperatura ficar abaixo da definida no Painel e estiver no horário definido por você, portanto não há problema em deixar a chave ligada.

Ou seja, se você definiu o horário de aquecimento às 21:00, o sistema irá fazer uma análise às 21:00 afim de saber se a temperatura está acima da mínima definida. Então, se a temperatura mínima é 45°C e está fazendo uma temperatura de 44°C, porém ainda é 20:00, o sistema não irá aquecer a temperatura a 45°C até chegar às 21:00.

No nosso painel (clique aqui) podem ser definidos mais de um horário e temperatura mínima. Caso aconteça algum imprevisto e você tenha que utilizar o Sistema antes do horário comum é só ligar a resistência manualmente pelo disjuntor.

3 – Apoio do chuveiro elétrico: Caso você não queira implementar o painel, que deixa tudo mais prático e automatizado, e também não prefira se programar para deixar a resistência esquentando a água antes do banho, você pode utilizar um chuveiro elétrico Thermosystem para tomar um banho aquecido. Basta ligar o registro de água quente e regular uma temperatura no chuveiro até chegar a temperatura escolhida. Porém, utilizando o chuveiro elétrico a vazão fica muito menor do que a vazão da ducha.

 

 

  • QUANTO TEMPO PRECISO PARA TROCAR O MEU SISTEMA?

A vida útil do Sistema é de 20 anos. Porém, devido ao Boiler ser de Inox e as Placas serem de Cobre, a vida útil do Sistema pode até dobrar se a água estiver em um estado normal.

 

 

 

Esperamos que você tenha gostado do nosso post.  Se você gostou, compartilhe esse post no seu Facebook ou mande para algum amigo no Whatsapp pelos botões aqui do lado!

Todos os produtos do site com 5% DE DESCONTO NO BOLETO! É só clicar ali embaixo no Botão Laranja e fazer o seu Orçamento! Dispensar